A água é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do corpo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes (como vitaminas, os minerais, hidrato de carbono, etc) e eliminação de substâncias tóxicas, principalmente na Terceira Idade.
Benefícios da ingestão adequada de água: fortalece as defesas do corpo, melhora o funcionamento do intestino, bom para memória, etc.
Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo.
Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água.
Causas da desidratação: aumento da temperatura corpórea, queda da pressão, cãimbras musculares, confusões mentais e até mesmo a morte.
Os idosos têm menor reserva hídrica. E quando desidratados não sentem vontade de ingerir água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Se não houver reposição adequada de líquidos, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por líquidos entende-se água, chás, sucos, água de coco, leite, sopa, gelatina, frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi, laranja , tangerina.
Por isso faz-se necessário, para o idoso, tornar voluntário o hábito de beber líquido. É importante, também, oferecer constantemente líquidos aos idosos, exceto se houver restrição médica ou do profissional nutricionista, devido a algumas patologias.
Recomenda-se consumir no mínima de 1,5 litros de água por dia e o restante através dos alimentos. É importante a ingestão de líquidos, em pequenas quantidades, a cada duas horas por dia. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante./p>
Conscientizar os idosos sobre esse assunto, é de fundamental importância para que adquiram e cultivem o “hábito” de hidratar o organismo, como prevenção de vários problemas de saúde.
Edilene Carvalho Feitosa
Nutricionista – CRN5/1524