Envelhecer faz parte do ciclo da vida e hoje, ao contrário do que se pensava há tempos, essa etapa não é mais considerada uma fase em que as pessoas não possuem mais a capacidade de pensar, sair e divertir-se. Pelo contrário, atualmente a terceira idade, como se designou chamar, tem sido encarada como o momento não apenas de maior amadurecimento do ser humano, como de possibilidade de gozar a vida de forma saudável.
É sabido que com o passar dos anos os organismos vão sofrendo mudanças, contudo isso não é sinônimo de uma velhice inerte e nem de doenças. Muito pelo contrário! Esse é um conceito totalmente ultrapassado. Aqui vale a máxima: Mente sã, corpo são. E uma mente sã também é aquela que está aberta a entender que é preciso cuidar da saúde e dos hábitos diários. Alguns fatores, como o genético, contribuem para uma vida longeva, mas outros podem ser buscados por todos. Por isso, independente da idade, é sempre válido mudar comportamentos que possibilitem viver com mais saúde e disposição.
Dicas para uma vida mais saudável após os 60 anos:
- Pratique exercícios físicos
Todos os médicos concordam que esse é o item principal para envelhecer de forma saudável. De uma caminhada a outra atividade aeróbica -e que fortaleçam a musculatura-, manter o corpo em movimento é importante porque proporciona condicionamento físico e respiratório.
Àqueles que ainda não completaram 60 anos é recomendado praticar atividades diárias ou pelo menos três vezes por semana, por pelo menos 40 minutos. Idosos já devem fazer atividades de acordo com o que o organismo aguente, mas é importante estar sempre ativo, independente da idade e do tempo dedicado para essa atividade.
- Deixe seu cérebro alerta
É importante deixar a mente sempre ocupada com coisas úteis e produtivas. A pessoa idosa precisa se sentir útil para se sentir motivada a procurar atividades diferentes, para continuar fazendo a roda girar. Algumas coisas devem ser sempre levadas em consideração: se a pessoa sempre teve o hábito da leitura, ele deve ser mantido ou adaptado. Por exemplo, se a visão está ficando mais fraca, uma ótima solução são os áudio books ou grupos de leituras. Palavras cruzadas, música e jogos também são excelentes ativadores de áreas específicas do cérebro.
- Tenha uma alimentação saudável
Gorduras são inimigas da saúde longeva. Dietas balanceadas e ricas em proteínas, legumes e verduras são as mais indicadas porque evitam o sobrepeso e a obesidade, assim como as doenças cardiovasculares. Mas, atenção, não adianta ter uma dieta balanceada e comer sem moderação. O excesso de alimentos – mesmo que de boa qualidade – também é prejudicial.