Muitos idosos se queixam de tonturas. Isso é bastante comum e pode ter diversos fatores, desde alterações na visão como outras menos perceptíveis aos pacientes. Justamente por isso o tratamento nem sempre é fácil, pois os diagnósticos podem ser os mais amplos possíveis. Uma das causas prováveis de tonturas em idosos é conhecida por labirintite, que é uma doença do ouvido e que afeta o labirinto e as estruturas ligadas a ele responsáveis pela audição e pelo equilíbrio.
Em geral as origens dessa doença estão ligadas a infecções e inflamações, mas há outros fatores que podem desencadear a doença como tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, o uso de alguns medicamentos e mesmo algumas alergias. O importante é que haja um diagnóstico clínico – ou mesmo com exames complementares -, pois tonturas e vertigens costumam ser confundidas e elas além de serem diferentes, possuem causas diversas.
É fundamental encontrar a causa da doença para poder tratá-la e isso deve ser feito com o acompanhamento de médicos e profissionais especializados sob o risco de que o mau uso de tratamentos e medicamentos possa desencadear outras doenças como, por exemplo, a depressão. Mas, como tratar a doença?
Alguns pontos a serem observados são:
- Atenuar ou mesmo eliminar a causa da doença;
- Uso de medicamentos antivertiginosos;
- Fisioterapia labiríntica, que tem a finalidade de reajustar as relações entre os sinais enviados pelas estruturas responsáveis pela manutenção da postura corporal;
- Revisão de hábitos alimentares;
- Correção de hábitos que possam ser fatores de risco (alto consumo de açúcar, café, álcool, tabaco); e
- Cirurgia de vertigem.
Fato é que as tonturas em idosos precisam ser avaliadas e tratadas porque elas geram insegurança física e abalam o emocional dessas pessoas. Como consequência disso, tem-se impacto nas atividades rotineiras desses pacientes, os quais vão ficando sedentários e reclusos, e pode-se também abrir quadros para outras doenças. Por isso, é sempre importante ir atrás da solução do problema.