(71) 3237.7870
(71) 98895.8017
Ligue agora mesmo!
PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DO TRATO URINÁRIO INFERIOR (STUI), NA POPULAÇÃO FEMININA DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)
29
Sep 2015
By Mc Reabilitação -   In Cases -   Comentários desativados em ESTUDO DA UNIJORGE SOBRE STUI

De acordo com a International Continence Society (ICS), incontinência urinária (IU) é denominada como “queixa de qualquer perda involuntária de urina”. E pode ter causas diferentes e está associada a Sintomas do Trato Urinário Inferior (STUI), que podem gerar desconforto e diminuir substancialmente a qualidade de vida da mulher. Objetivo desse estudo foi verificar a prevalência do STUI em mulheres jovens, com o intuito de informá-las e alertá-las sobre uma melhor compreensão do assunto.

Serviu também para incentivá-las a procurar ajuda, o mais precocemente possível, de um profissional para prevenção e/ou tratamento dos distúrbios urinários. Metodologia: Estudo analítico transversal de base populacional desenvolvido no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORJE) Salvador-Ba.

Á amostra foi composta por 222 indivíduos do sexo feminino no período de setembro a outubro de 2008. Resultado: Apresentaram uma média de idade de 23 anos, que cursaram com STUI obstrutivo tendo como prevalência esvaziamento incompleto da bexiga (30,63%). A raça branca prevaleceu com 126 mulheres (56,76%). Com a relação às fumantes foram encontradas 3 mulheres (1,35%). E na historia obstétrica foram encontrado 17 mulheres que engravidaram, sendo que 9 mulheres (52,94%) tiveram parto Cesário, 7 mulheres (41,18%) tiveram o parto vaginal e apenas 1 mulher (5,88%) teve ambos os partos. Quanto ao nível de atividade física, foram encontradas 150 mulheres (67,57%) classificadas como sedentárias e 72 (32,43%) como ativas.

Conclusão: Os STUI tiveram uma baixa prevalência neste estudo, sendo necessárias mais pesquisas nesta área e novas associações em diferentes ambientes.

MC Reabilitação e Estética