Antes de qualquer atividade física, é comum alongar os músculos e prepará-los para a prática que virá a seguir. Os exercícios para alongamento, quando realizados de maneira adequada, trazem como principais benefícios a melhora da flexibilidade muscular e a amplitude de movimento, além de prevenir lesões.
Para os idosos, os alongamentos são essenciais para o bom funcionamento do corpo já que, com o passar do tempo, ele vai perdendo naturalmente a flexibilidade, a força, a massa muscular, entre outras capacidades motoras. A prática ainda auxilia no retardo do envelhecimento e traz a sensação de bem-estar físico e emocional, mas é preciso ter cuidado para evitar lesões.
É importante que os exercícios sejam realizados de maneira supervisionada nas academias, com a ajuda de um profissional capacitado para montar o programa de alongamento mais adequado para cada pessoa. Os exercícios também podem e devem ser incorporados ao cotidiano dos idosos. Se realizados com regularidade, eles facilitam atividades diárias consideradas desgastantes devido ao avanço da idade.
Confira outros benefícios dos alongamentos:
- – Redução das tensões musculares;
- – Relaxamento do corpo;
- – Proporcionar maior consciência corporal;
- – Deixar os movimentos mais soltos e leves;
- – Ativar a circulação sanguínea;
- – Aumento da agilidade e elasticidade;
- – Flexibilidade dos músculos e articulações.