(71) 3237.7870
(71) 98895.8017
Ligue agora mesmo!
26
Aug 2016
By Mc Reabilitação -   In Notícias -   Não há comentários

A hipertensão arterial – popularmente conhecida como pressão alta – é um mal que vem acompanhado de outros. A doença é crônica, por isso, é importante fazer exames regulares. Uma coisa importante: para ser considerada hipertensa a pessoa precisa ter, por períodos regulares, a pressão mais alta que o normal. Portanto, nada de alarme: atividades físicas ou situações de estresse, por exemplo, podem levar a picos de pressão sem que a pessoa seja diagnosticada como hipertensa.

A doença não possui cura, mas pode ser controlada, seja com o auxílio de medicamentos, seja pela adoção de hábitos mais saudáveis. Confira algumas dicas:

  1. Peso – o sobrepeso aumenta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue e lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis. Por isso, manter o peso ideal é o melhor.
  2. Atividade física – praticar regularmente exercícios físicos promovem melhorias nos sistemas circulatório e pulmonar. Mas, atenção, antes de iniciar qualquer atividade, consulte um especialista.
  3. Alimentação – reduza o sal. O excesso dele leva à retenção de líquidos o que, consequentemente, provoca o aumento da pressão. Também é importante diminuir o consumo de enlatados e alimentos em conserva. Também é importante optar por gorduras saudáveis e incluir frutas, verduras e legumes na dieta. Já em relação às carnes, prefira as magras.
  4. Bebidas e cigarro – Evite o álcool e o tabaco, ele são inimigos da pressão alta. No caso de hipertensos, parar de fumar é fundamental.
  5. Medicação – Caso o médico tenha recomendado, não deixe de tomar. Lembre-se: nem todo remédio serve para qualquer pessoa, por isso, nada de copiar a medicação de conhecidos ou de se automedicar. Consultar o médico é sempre a melhor opção.
  6. Estresse – Talvez a dica mais difícil de seguir, mas é importante controlar as emoções para que o organismo não se sobrecarregue. A dica é procurar atividades relaxantes como alternativa e, em alguns casos, optar por atividades terapêuticas.
  7. Exames – Avaliações regulares ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento. Também é importante aferir a pressão para saber com o está batendo seu coração.

MC Reabilitação e Estética