(71) 3237.7870
(71) 98895.8017
Ligue agora mesmo!

FOTOS: Lalá Ruiz

Ex-integrante do Ballet Stagium, de São Paulo, participante da Cia. Tugudum e do Projeto Gente Nova (Progen), o bailarino e professor Vanderlei Falcão comanda, nas tardes de sexta-feira, em uma das salas da Igreja Divino Salvador, no bairro Cambuí, em Campinas (SP), a oficina de dança Redescobrindo o Corpo. As aulas, voltadas especialmente para a terceira idade – mas os mais novos também são bem-vindos, faz questão de frisar -, têm como objetivo proporcionar “a redescoberta do corpo a partir de um trabalho de conscientização e reconhecimento do corpo amadurecido”.

A oficina começa às 14h30, mas as alunas já começam a chegar por volta das 14h. Não há homens no grupo. Cada uma vem no seu ritmo, mas todas se mostram prontas para dançar um samba, um baião, um xaxado… Algumas acompanham o professor Vanderlei, como é chamado pela turma, desde a época em que ele dava aula de dança na Universidade da Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

O professor Vanderlei Falcão: dedicação O professor Vanderlei Falcão: dedicação.

Trabalhar com o que chama de dança social, em especial com a terceira idade, é quase uma missão para o bailarino. “Eles (os idosos) são participativos, disciplinados, alegres e… jovens”, diz Falcão, que faz questão de atuar junto à comunidade e promover a inclusão dessa parte significativa da sociedade através da arte. Segundo projeção do Fundo das Populações das Nações Unidas, uma em cada nove pessoas tem mais de 60 anos, proporção que será de uma em cada cinco em 2050; no Brasil, de acordo com dados da pesquisa de 2012 do IBGE, há 24 milhões de idosos.


Formado em Educação Artística, com foco em artes corporais, Falcão, acredita que a oficina transmite alegria e ajuda na desinibição, já que trabalha com diferentes ritmos. “As pessoas descobrem o prazer de dançar, de se movimentar. Viajo na proposta de movimento corporal”, afirma o bailarino, que vê na melhora da saúde física dos participantes um dos principais resultados das aulas, que têm uma hora de duração. “Tenho muito prazer em trabalhar com a terceira idade”, reforça o professor.



SERVIÇO



Para quem se interessou pelo trabalho e quer levar a oficina de dança Redescobrindo o Corpo para a sua comunidade, é só entrar em contato com Vanderlei Falcão pelo email vanderleifalcao@uol.com.br ou pelo telefone (19) 99179-0225. “Basta que haja uma sala e que as pessoas tenham vontade de dançar”, diz.


Fonte: Lalá Ruiz

MC Reabilitação e Estética