(71) 3237.7870
(71) 98895.8017
Ligue agora mesmo!
FISIOTERAPIA PARA PACIENTES RESTRITOS AO LEITO
27
Jul 2016
By Mc Reabilitação -   In Cases -   Comentários desativados em FISIOTERAPIA PARA PACIENTES RESTRITOS AO LEITO

Cuidar de pacientes restritos ao leito exige cuidados especiais, até porque muitas dessas pessoas ficam acamadas por semanas, meses ou mesmo anos e o que acaba por debilitar suas saúdes. Umas das principais complicações observadas nesses casos são úlceras (escaras), as quais são provocadas pela pressão local permanente, geralmente nas proeminências ósseas resultando em danos nos tecidos subcutâneo, músculos, articulações e ossos, o que acaba por causar a morte dos tecidos. Também é possível que esses pacientes desenvolvam infecções urinárias, constipação intestinal, pneumonia, atrofias, encurtamentos e deformidades.

Para prevenir complicações decorrentes da imobilidade do corpo, é fundamental que os pacientes tenham acompanhamento de fisioterapeutas, seja na reabilitação hospitalar ou na reabilitação domiciliar. Em muitos casos a atuação desses profissionais evita internações hospitalares e minimiza o sofrimento dos pacientes.

Mas, de que maneira podem ser feitos os tratamentos de fisioterapia?

Eles podem se dar de diferentes modos e visam desde relaxar a musculatura até estimular os movimentos. Em geral, recomenda-se que os exercícios para pacientes acamados sejam aplicados duas vezes por dia, de modo a evitar atrofias e melhorar a circulação sanguínea – o que previne escaras. Paralelo a essas atividades, sugere-se também que sejam aplicados exercícios respiratórios e de mobilização ou fortalecimento das articulações. É importante que os exercícios sejam realizados lentamente, respeitando os limites do acamado.

No caso da fisioterapia respiratória, destaca-se que ela é sempre indicada a pacientes restritos ao leito. Isso porque o pulmão, diferente de quando a pessoa está em movimento, não é submetido a grandes esforços. Uma pessoa deitada passa a ter respiração mais superficial e isso pode levar ao fechamento de algumas vias pulmonares e a problemas respiratórios.

O fisioterapeuta irá, além de tratar o paciente, ensinar seus familiares a como proceder em determinadas situações, assim como explicar quais as melhores práticas a serem adotadas, a depender da necessidade.

MC Reabilitação e Estética